Fundap publica online livro que conta a história do Programa TecSaúde


Obra detalha como, em quatro anos, o programa formou cerca de 30 mil profissionais de nível técnico


De 2009 até 2013 a Fundap atuou no TecSaúde, programa de formação de profissionais de nível técnico desenvolvido pelo governo do Estado de São Paulo com participação das Secretarias da Saúde, Desenvolvimento, Gestão Pública e Educação. O programa foi dirigido a profissionais que já atuavam na área de saúde e buscavam complementar sua formação com qualificação e certificação reconhecida. Ao todo, foram formados mais de 30 mil profissionais em todo o Estado de São Paulo, por meio de 95 instituições de ensino contratadas, a partir de proposta curricular e material didático desenvolvidos pela Fundap.


Para registrar o trabalho desenvolvido, a Fundap lança em seu site o livro “Política Pública e Qualificação de Recursos Humanos para o SUS: Contribuições do Programa TecSaúde para Formação de Nível Técnico do Estado de São Paulo”.


A obra reúne artigos de 17 autores, entre funcionários e consultores da Fundap (veja lista abaixo). que detalham como foi o processo de gestão do TecSaúde e contextualizam as ações voltadas à formação de recursos humanos para o SUS no Estado de São Paulo.


O livro é dividido em duas partes: a primeira propõe, em três capítulos, uma discussão acerca do papel da educação profissional no Brasil e em São Paulo e suas implicações na formação de profissionais para o setor público. Já a segunda reúne seis artigos que tratam da concepção e implementação do TecSaúde pela Fundap, especialmente no que se refere aos processos de gestão, como seleção e implementação da proposta curricular e monitoramento e supervisão do programa. Esse bloco traz ainda uma reflexão sobre a utilização de ferramentas de educação a distância para a formação dos docentes participantes do programa.


Além do curso de nível técnico em Enfermagem, o programa TecSaúde promoveu cursos de especialização profissional em urgência/emergência, neonatologia de risco, oncologia e terapia renal substitutiva, que tiveram mais de mil formados, e cursos de especialização para docência, com 694 formados.


Para a coordenadora de planejamento e desenvolvimento do programa, Paula Regina Picciafuoco, uma das autoras do livro, “o TecSaúde foi uma experiência inovadora de capacitação profissional na área da saúde em larga escala no Estado de São Paulo e tem sua trajetória registrada nessa nova publicação da Fundap”.


Alguns exemplares do livro já foram distribuídos para instituições parceiras do projeto, como a Fundação Fiocruz, a Fipe e a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa/SP. As escolas técnicas credenciadas pelo programa e os supervisores também receberam um exemplar. A meta é distribuir pelo menos 2 mil cópias impressas. Para visualizar a versão online do livro, clique aqui.



Abaixo a lista de autores do livro:

Ana Silvia Montrezol Antunes;
Andréa Corrêa Silva;
Cláudia Maria da Silva Marques;
Gabriela Ferreira Granja;
Júlia Ikeda Fortes;
Marco Aurélio Nogueira;
Maria Cecília Ribeiro;
Omair Guilherme Tizzot Filho;
Patrícia Bacchin Zappa;
Paula Regina Di Francesco Picciafuoco;
Rafael Barros Soares;
Solange Cezário Gomes Ribeiro Cruz;
Solange de Carvalho Oliveira;
Teresa Christine Pereira Morais;
Teresa Mazza;
Tomoko Matsui;
Vania de Carvalho Ferreira.